Um jogo que tem colaborado para que os alunos se apropriem das convenções numéricas e de suas regras é as "FICHAS SOBREPOSTAS", uma proposta que diverte o aluno, e ainda propicia intervenções que auxiliaram na compreensão dos alunos.
FICHAS SOBREPOSTAS
Orientação
Proponha jogos em grupos de quatro alunos: cada um deve organizar suas fichas em três montinhos separando as de 1 algarismo, 2 algarismos, 3 algarismos e 4 algarismos.
v 1ª rodada: diga para cada participante formar um número utilizando uma ficha de cada monte, e que leiam para o seu grupo, o número formado. Em seguida, diga que vencerá a rodada quem formou o maior número. Oriente a construção de uma tabela, para marcar os resultados das rodadas e, que devolvam as fichas nos montinhos para a formação de novos números.
v 2ª rodada: diga para os participantes formarem outro número. A condição para vencer a rodada é a formação, por exemplo, do menor número.
v 3ª rodada: novamente as fichas nos montes originais e a formação de outro número. Ganhará a rodada aquele que formar o número mais próximo de 500, por exemplo.
Oriente os alunos que este jogo pode ter quatro ou cinco rodadas, com os critérios para vencer cada uma delas, escolhidos por ele, e posteriormente, em outros momentos, escolhidos por um aluno, que seria o “juiz” do jogo.
Proponha desafios possíveis para seus alunos. Lembre-se, suas intervenções são a chave do negócio, ops, da aprendizagem. Faça bons questionamentos!!!
Um beijão...
Não se esqueça, me conte como foi a atividade.Danny
Quem criou as fichas sobrepostas?
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