segunda-feira, 9 de maio de 2011

JOGO: fICHAS SOBREPOSTAS

Você já deve ter se deparado com um aluno que escreve um numeral conforme a fala, ou seja, escreve do mesmo modo que ditamos as palavras. Por exemplo: ~solicita ao aluno para escrever "dois mil, novecentos e quarenta e um" e ele escreve, assim - 2 1000 900 40 1 ou 2000 900 41. Esse aluno, assim como no sistema de escrita, não se apropriou das convenções do sistema de numeração decimal. Ele conhece, somente, alguns números coringa, como "1000", "40", por exemplo, e se apoia na fala para escrever o solicitado.
Um jogo que tem colaborado para que os alunos se apropriem das convenções numéricas e de suas regras é as "FICHAS SOBREPOSTAS", uma proposta que diverte o aluno, e ainda propicia intervenções que auxiliaram na compreensão dos alunos.

 FICHAS SOBREPOSTAS

Orientação 
 Proponha jogos em grupos de quatro alunos: cada um deve organizar suas fichas em três montinhos separando as de 1 algarismo, 2 algarismos, 3 algarismos e 4 algarismos.
v     1ª rodada: diga para cada participante formar um número utilizando uma ficha de cada monte, e que leiam para o seu grupo, o número formado. Em seguida, diga que vencerá a rodada quem formou o maior número. Oriente a construção de uma tabela, para marcar os resultados das rodadas e, que devolvam as fichas nos montinhos para a formação de novos números.
v     2ª rodada: diga para os participantes formarem outro número. A condição para vencer a rodada  é a formação, por exemplo, do menor  número.
v     3ª rodada: novamente as fichas nos montes originais e a formação de outro número. Ganhará a rodada aquele que formar o número mais próximo de 500, por exemplo.
Oriente os alunos que este jogo pode ter quatro ou cinco rodadas, com os critérios para vencer cada uma delas, escolhidos por ele, e posteriormente, em outros momentos, escolhidos por um aluno, que seria o “juiz” do jogo.
Proponha desafios possíveis para seus alunos. Lembre-se, suas intervenções são a chave do negócio, ops, da aprendizagem. Faça bons questionamentos!!!



Um beijão...
Não se esqueça, me conte como foi a atividade.
Danny

Um comentário: